Janelas Abertas

No projeto Janelas Abertas os professores são mensageiros no Universo. O papel de cada um é conduzir os estudantes a serem independentes e empreendedores, para terem o espírito de iniciativa acreditando em si para poder obter tudo que deseja, confiando e aceitando os desafios com entusiasmo. A motivação de que necessitam é o papel do professor-mensageiro que marca os caminhos encantados, do momento e do espaço únicos na vida do estudante.

A meta é incentivar e deixar que escolham desde pequenos com decisões racionais,confiantes nas opiniões escolhidas o que contribuirá para a auto confiança. As decisões sensatas serão seguidas de confiança são demonstradas nas pequenas e grandiosas atitudes.

Pais conscientes do seu papel desde a escolha da concepção constituem a força mais poderosa na vida dos filhos,sendo os primeiros mensageiros que marcarão na mais sublime essência os fundamentos básicos da vida.

Nosso papel no projeto Janelas Abertas é o de indicar oportunidades para os estudantes terem êxito e que possamos reconhecer e valorizar seus esforços sem tornar isso uma dependência.

A cada aula ministrada no CENI procuramos incentivar a independência conduzindo o estudante para uma opinião valorizada, o que contribui para um caminhar mais longo e seguro compreendendo sua individualidade. Descobrir a chave especial de cada estudante é essencial para o seu desenvolvimento pessoal numa segurança que preservará toda sua vida. Alargar o horizonte é papel do professor-mensageiro, seu papel é tornar a escola um lugar possível para que o estudante possa escolher no momento exato o seu querer. Para tanto é necessário que nós, mensageiros de sala de aula,tornemos possível um caminhar seguro nas mudanças ocoridas nas entrelinhas mágicas das suas descobertas. O sentido de trabalhar, competir e executar, devem ser transmitidos desde cedo para o estudante,para que o sentimento pelo trabalho seja algo muito positivo em cada estudante.

Limitar a passividade, diminuindo o tempo de vídeo game e da televisão,é permitir que atividades de entretenimento agucem a imaginação da criança, o que vai contribuir para a aceleração imaginativa própria do seu ser é um compromisso que os pais devem assumir,contribuindo assim,com o trabalho da escola. Nosso papel como mensageiros que somos,não é falar e sim agir como modelo. Quando as crianças crescem em ambientes ativos,descobrem o valor de investir no que acreditam.

O momento de plantar a semente é agora. É decisivo para que nós,mensageiros do nosso espaço e do nosso tempo possamos ver e sentir essas mesmas crianças tornando-se adultos ativos e responsáveis. As sementes florescerão e darão grandes frutos.

Esse é o nosso compromisso no projeto janelas Abertas. Esta é a meta dos trabalhos desenvolvidos dia – a dia na sala de aula.
Clemes Menegassi

O C.E.N.I. alem de qualificar o estudante como cidadão consciente também o estimula a participar das discussões sociais colocando seus pontos de vista e sua visão critica do seu espaço geográfico.

Correio Braziliense – 12/out/1999_(1)
Correio Braziliense – 12/out/1999_(2)
Correio Braziliense – 27/mai/2002
Correio Braziliense – 01/jun/2002

Nota: Os arquivos estão no formato PDF. É necessário ter instalado no micro o programa Adobe Reader.