Sobre o CENI

Escola CENI

Escola CENI

Elaboração das propostas Pedagógicas de cada Ciclo Escolar do Currículo,baseado na diversidade e especificidades do saber e busca de profissionais experts para o ensino,além de sistemas avaliativos democráticos de gestão participativa.

MISSÃO e VALORES

O CENI- Centro de Educação Natural e Integral tem como missão, prover soluções inovadoras que atenda a necessidade de cada estudante para garantir uma educação democrática e natural para o bem-estar de cada um.Seguindo boas práticas de ética e conduta.

O CENI evolui fundamentado em seus valores: espiritualidade,simplicidade,valorização dos estudantes com foco na aprendizagem e ensino.

 PRíNCIPIOS BÁSICOS

A Oficina de Conversação é o momento de encontro de todos envolvidos na aprendizagem e ensino.Uma espécie de assembléia onde estudantes,tutores,mestres , professores e direção pensa e repensa os altos e baixos do dia a dia no CENI.

Planejamento,projetos,emoções de vida e tudo mais é resolvido nesse encontro,local onde as ¨regras¨são estabelecidas em conjunto, ali os conflitos são debatidos e solucionados.

Uma metodologia natural e integral baseada na filosofia da ¨ Escola Democrática¨,onde os estudantes tem a liberdade de elaborarem sua aprendizagem e ensino, escolhendo o que fazer,por que fazer, como fazer,quando fazer e para que fazer,numa prática reflexiva do seu próprio processo em total liberdade de escolhas do conteúdo .

Localização

Localizada num condomínio fechado,o CENI ocupa um casarão numa construção em tijolinho aparente numa mistura clássica combinando perfeitamente com muito verde e vegetação do cerrado.

O que é o CENI

Arrepender-se significa ¨mudar o modo de pensar¨.Em linguagem moderna,chamamos isso de ¨mudança de paradigma¨,o que implica um novo ponto de referencia , ou um novo padrão de pensamento.Muito se tem escrito acerca de ensino,mas,mesmo com com uma simples pesquisa do material existente,percebemos que a literatura se concentra no conteúdo daquilo que é ensinado,e não na comunicação em si mesma,na forma como se deve ensinar.não resta dúvida de que o alicerce de toda mudança de vida libertadora é a verdade,mas o proveito que se tira dessa liberdade tem muito a ver com o modo como ela é comunicada.

O conteúdo e o processo de aprendizagem só passa a ocorrer de fato, quando os mestres,os professores e os tutores começam aprender com seus estudantes.

No CENI todos são o elo vivo entre o conteúdo e estudantes,e a forma como é realizado esse trabalho é que constitui o cerne da aprendizagem e ensino.

Nossa responsabilidade básica é de transmitir de maneira produtiva,o conteúdo,o caráter e a conduta desejados . Os estudantes chegam até nós precisando ¨saber¨,ou ¨ser¨,ou ¨fazer¨, e é nossa tarefa capacitá-los para isso,ensinando visando uma mudança de vida,pois, ensino só ocorre quando os estudantes aprendem.

Ensinar e aprender vem do hebraico e tem o mesmo significado,trata-se da mesma palavra!Não há como divorciar a aprendizagem do ensino.Eles se fundem num só contexto,também significa persuadir¨,¨levar outros a fazer¨,e¨a impaciente busca de uma ação¨.

No CENI encontra-se o compromisso de plena responsabilidade no sentido de fazer tudo que estiver ao alcance para levar o estudante a aprender.

¨EU VOU APRENDER VOCÊ, MEU JOVEM¨

Os mestres,professores,tutores e todos envolvidos no processo de aprendizagem e ensino precisam ensinar como se fossem 100% responsáveis pela aprendizagem e ensino, e o estudante,por sua vez,tem que aprender como se ele fosse 100 % responsável .

 

Não permitimos que a atual falta de respeito da sociedade em relação à comunidade de ensino diminua a honra que damos a ela. Porque é essa comunidade que leva o estudante a aprender através do emprego correto e oportuno da matéria,do estilo e do orador.

Esses elementos possuem um irresistível poder no sentido de levar o estudante a aprender,lembrando-se que o caráter sempre haverá de comandar o conteúdo.

O ceni é uma comunidade de ensino que entra em uma sala de aula com o resoluto propósito de servir os seus estudantes de todo coração,todo entendimento, e de toda alma. Em busca de uma verdadeira eficiência que é desenvolvida através de muitos anos,com poucos passos de cada vez.

O ensino portanto,é como ensinar o quê a quem!

Nossa Rotina

Depende de como cada um chega ao CENI a cada novo dia.
Cada manhã vamos percebendo que o novo acontece de forma prazerosa.
Aula expositivas,oficinas,dramatizações, trabalhos em grupo, momentos livres, hora da leitura,debates espontâneos,sessões de enfoques específicos,seminários, métodos alternativos,relatórios,pesquisas,convidados,filmes especiais – tudo é motivo para novos acontecimentos.